FLOR DA VIDA

Muito além de compartilharmos os conteúdos e transmitirmos conhecimentos, nosso projeto propõe a contextualização destes temas e a sua utilidade para a vida da criança. A interatividade, característica primordial do projeto, pressupõe toda a preocupação com o contexto, isto é, com a realidade em que vive a criança. Ele só poderá interagir e compreender, se o tema abordado for algo significativo e pertinente ao seu cotidiano.

Hoje em dia, sabemos que toda criança, sem nenhuma exceção, traz conhecimentos prévios e experiências variadas. O nosso projeto busca, em vista disso, relacionar os conceitos que precisam ser transmitidos à realidade concreta da criança.

Acreditamos na parceria entre família e escola, fator fundamental para a educação das crianças. Mensalmente temos encontros com os pais para abordagem e vivências de Disciplina Positiva.

Investimos na prática de bons exemplos, boa conduta, amplo vocabulário. Quanto mais experiências com a pronúncia correta dos fonemas a criança vivenciar, sua comunicação através da fala será compreendida, evitando possíveis troca de letras e sons, o que contribuirá no processo efetivo da sua alfabetização.  

A construção da escrita é resultado de muitos “riscos” e “rabiscos”, desde a educação infantil,  que ganham forma ao longo do tempo, proporcionando a criança através destes traçados forma e significado, sentimentos, expressões, palavras... 

Priorizamos o brincar,  essencial para o desenvolvimento das crianças.

Os documentos ou registros através de desenhos e atividades produzidos pelas crianças, são fiéis aos sentimentos expressados e conhecimentos adquiridos por elas. 

O que torna as crianças, no futuro, adultos felizes? O que prepara nossos filhos para os desafios que eles enfrentarão na vida?

A concepção de infância e aprendizagem demanda uma proposta educativa que permite a compreensão da realidade e o desenvolvimento do ser humano nos seus níveis intelectual, físico, emocional e espiritual, seu compromisso com a ética e a responsabilidade social e planetária, numa visão de educação integradora e formadora de caráter.

Identificando suas potencialidades e interesses, todo o conhecimento de forma inspiradora é assimilado e construído em cada um, tornando-os constantes questionadores, garantindo o aprendizado.

Nosso trabalho envolve todos os eixos norteados e apresentados pelas diretrizes curriculares nacionais para educação infantil e conta como essência de projeto os seguintes aspectos:

  • Desenvolver a autoestima, proteção da emoção, capacidade de trabalhar perdas e frustrações, dialogar e ouvir
  • Desenvolver a segurança, liderança, coragem, otimismo, superação do medo, prevenção de conflitos;
  • Consciência crítica, fidelidade, honestidade, capacidade de questionar, de pensar antes de reagir, responsabilidade social;
  • Desenvolver o hábito da motivação, ousadia, paciência, determinação, capacidade de superação, habilidade para criar e aproveitar oportunidades;
  • Solidariedade, companheirismo, prazer de viver, inteligência interpessoal;
  • Estimular a criatividade, inventividade, raciocínio e capacidade de encontrar soluções em situações de conflitos e desafios;
  • Apreço pela vida, esperança, perseverança, superar obstáculos, vencer fracassos;
  • Gerenciar pensamentos, ser líder de sim mesmo, auto controle emocional;
  • Contemplar o belo, perdoar, fazer amigos e socializar;
  • Estimular a necessidade da segurança, tolerância, acolhimento;
  • Compartilhar o saber adquirido através do conhecimento (conhecimento colocado em prática);
  • Estimular a sensibilidade, afetividade, serenidade, amor e respeito pela vida e pelo próximo, capacidade de falar ao coração, de influenciar pessoas positivamente;
  • Superação da ansiedade, espirito empreendedor, de escolher e questionar, estabelecer metas e participar de projetos sociais.

Proposta Pedagógica

Toda a proposta pedagógica do nosso colégio envolve a educação do ser humano integralmente. Além da escolarização, nosso foco é a educação.

A participação da criança na aprendizagem através da sua criatividade, da iniciativa para a pesquisa, da troca de experiências com o grupo, irá levá-la a estabelecer relações entre o que ele já sabe, o que está aprendendo e o que precisa aprender.

O saber é abrangente, tudo está relacionado e interligado. Todas as atividades estão atreladas a realidade que nos cerca. Elas se unem e se completam. Por isso, a nossa concepção de ensino privilegia a inter-relação dos conteúdos e experiências e, tudo o que envolve a rotina da criança é relevante e pertinente para que sejam exemplos para o aprendizado ocorrer. Podemos desenvolver diferentes habilidades e termos preferência por algo específico, mas tudo é visto como oportunidade para o desenvolvimento do pensamento crítico, independente se no futuro a criança for optar por “exatas” ou “humanas”. 

O material pedagógico foi elaborado com foco nas competências e habilidades. Atividades para o desenvolvimento através das disciplinas determinadas pela Base Nacional Comum, através de diversos temas, projetos e experiências.  

Ao trabalhar com a interdisciplinaridade, nossos conteúdos são organizados de modo a desenvolver, ao mesmo tempo, nas diversas disciplinas, as relações entre eles. Essa estratégia garante um aprendizado mais amplo e global, além de contribuir para o raciocínio, autonomia e criticidade.
 
As atividades digitais, favorecem a criação de situações facilitadoras de aprendizado, utilizando movimentos, sons, formas e cores, tornando, assim, os conteúdos mais significativos. Por isso, representam uma excelente ferramenta para ser utilizada nas atividades, motivando as crianças e despertando seu prazer em aprender superando os desafios.

Aquilo que a criança está aprendendo irá somar sempre ao que já sabe. Os conteúdos, se ampliarão sempre, de modo a tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso. Toda contribuição da criança é bem vinda e ouvida.

Nossa rotina pedagógica é inspirada e planejada com objetivos

Brincar

Respeitar

Conviver

Aprender

Experimentar

Compreender

Conscientizar

Evoluir

Conheça o projeto!

Nossa proposta tem o compromisso de educação do ser humano integralmente, e não somente o da escolarização.