Assim como em um lar onde já há crianças e uma rotina estabelecida, com a chegada de um recém-nascido, os pais se adaptarão para que o amor, atenção, cuidados, acolhimento, segurança e tudo mais o que for necessário seja suprido.
Na escola este momento é semelhante, pois já há crianças com uma rotina de convivência, e com a chegada de uma nova criança, todos nós passamos por um novo processo de adaptação.

A adaptação em nossa escola ocorre de forma acolhedora, para que a criança se sinta segura, amparada e preparada para a diversidade de experiências que serão vividas individualmente e coletivamente.

A criança também precisa sentir e receber esta segurança da família!

É importante a família mencionar à criança o quanto estão felizes por ela estar na escola, que se sentem seguros com a equipe, que terá momentos felizes, etc., para que sinta-se confortável e confiante com a nova rotina.

Desta forma, propomos que ao primeiro dia na escola, a criança seja acompanhada pela mãe/pai ou ambos pelo período de 1 hora, para que explorem os ambientes, brinquedos, atividades, os animais, e durante este momento, os sentimentos sejam
compartilhados com a criança, sugerindo e projetando as possibilidades.
Exemplo:
- Veja que bacana esta sala, quantos livros há aqui, vamos sentar e escolher um para lermos juntos?
- O que será que os amigos estão fazendo na quadra? Vamos lá observar?
- Quanta natureza! Me sinto bem aqui e você?

De acordo com a primeira vivência da criança em recinto educacional, a instituição irá programar o segundo dia, e assim sucessivamente.