DISCIPLINA POSITIVA

Image
Acreditamos que a educação pode unir a disciplina com atitudes conscientizadoras e gentis. Nossa equipe está em constante formação, aplicando a disciplina de forma positiva e acolhedora.

Lu Peron, é Professional and Self Coaching pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, desde 2017.

Concluiu a Certificação em Ferramentas para Pais e Filhos pela Parent Coaching Brasil em 2017.

É também Educadora Parental em Disciplina Positiva formada pela Positive Discipline Association, desde 2018.

Idealizadora do projeto
Amor Gentil, compartilha os ensinamentos da Disciplina Positiva para aplicarmos uma educação mais amorosa, eficiente, divertida e leve para nossas crianças. Ensina conceitos e ferramentas que auxiliam pais e professores a encontrar caminhos que viabilizam a construção de um vínculo real e saudável, buscando o desenvolvimento de habilidades de vida e a consequente redução dos comportamentos desafiadores.

Motivada a levar os pilares da Disciplina Positiva e todo o seu conhecimento em comportamento humano para outros lugares.

É Co-Idealizadora do projeto
“Educação Financeira Desde Sempre”, que tem como objetivo contribuir com um mundo mais equilibrado financeiramente, despertando reflexões sobre nossos comportamentos, valorizando e respeitando o modo de vida de cada um, tornando a educação e vida financeira das pessoas mais leve e livre de crenças limitantes, desde a primeira infância.

O que é Disciplina Positiva.

Disciplina Positiva é uma abordagem socioeducativa baseado no trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs que tem como objetivo encorajar crianças e adolescentes, pais, colaboradores das empresas e institutos de ensino, a tornarem-se responsáveis, respeitosos, resilientes e com recursos para solucionarem problemas por toda a vida.

A didática aplicada é baseada nos livros da série escritos pela Dra. Jane Nelsen e diversos co-autores (Lynn Lott, Cheryl Erwin, entre outros), e ensina habilidades sociais e habilidades de vida para crianças, adolescentes e adultos, inspirada nos conceitos de Alfred e Rudolf.

A metodologia defende o equilíbrio entre a firmeza e a gentileza ao mesmo tempo, sem punição, castigo, humilhação ou recompensa. Esta filosofia apresenta o caminho do meio entre o autoritarismo e a permissividade, resultando em mais de 50 ferramentas para ajudar pais e educadores a desenvolver as habilidades necessárias  para construir relacionamentos mais saudáveis.

E tem como seus pilares:

1. Ajudar a criança a se sentir CONECTADA:  Sentir que ela é aceita em sua família/escola e sentir que é capaz de contribuir.
  2. Encorajar RESPEITO MÚTUO: Firmeza e gentileza ao mesmo tempo. Os adultos tornam-se o modelo de respeito.
  3. Ser efetiva à LONGO PRAZO: Considera  o que a criança está pensando, sentindo, aprendendo e decidindo sobre si mesma e sobre seu meio social - e sobre o que fazer no futuro para sobreviver ou para prosperar.
  4. Ensinar HABILIDADES SOCIAIS e DE VIDA: Respeito, cuidado com os outros, resolução de problemas,responsabilidades, contribuição e cooperação.
  5. Incentivar a DESCOBRIR SUAS CAPACIDADES: Encorajar o uso  construtivo do seu poder pessoal e desenvolver a sua autonomia e autoestima.

“ Todo o ser humano se comporta de maneira a contribuir e a ser aceito no seu ambiente social. Quando as crianças não se sentem aceitas ou não se sentem importantes, o mau comportamento emerge como um pedido de ajuda para sentir este pertencimento e se sentir importante.”  Alfred Adler

“Todos os seres humanos, mais ainda as crianças, têm como objetivo básico sentirem-se ACEITOS E IMPORTANTES” Rudolf Dreikurs

Por que a Disciplina Positiva é importante?

É importante construir um ambiente familiar e escolar mais harmônico e cooperativo, favorecendo a formação de habilidades socioemocionais nas crianças e jovens, que se tornarão adultos responsáveis, que sabem se auto regular, com autoestima fortalecida.

Que adulto você quer que seu filho/aluno se torne ?

Quais características e habilidades de vida queremos que nossas crianças desenvolvam?

Como os Conceitos da Disciplina Positiva são passados os pais e educadores?

Os conceitos e ferramentas da Disciplina Positiva são ensinados e compartilhados através de vivências e dinâmicas em grupos. Estes métodos experienciais ajudam os participantes a entrarem no universo da criança para descobrirem o que funciona e o que não funciona.

Os estudos em grupos possibilitam as trocas de experiências e a oportunidade de despertar um maior entendimento dos seus padrões e comportamentos como indivíduo.

Nas aulas, os participantes praticam novas habilidades e participam de forma ativa, onde aprendem através das suas experiências pessoais em vez de apenas ouvir palestras ou assistir vídeos. Desta forma, os participantes se sentem seguros, bem-vindos, engajados e envolvidos. Assim conseguem identificar situações e corrigi-las no futuro, aplicando as ferramentas de forma efetiva.